sexta-feira, 1 de abril de 2011

EDUCAÇÃO

Diretoria mogiana foi a única da região do Alto Tietê a ultrapassar o 0,345 ponto, que mede a qualidade do ensino e o desempenho dos alunos

A qualidade do ensino e o desempenho e a frequência dos alunos são considerados na pesquisa
A Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes foi a única do Alto Tietê a superar a média da Coordenadoria de Ensino da Grande São Paulo no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) em 2010, que mede a qualidade do ensino e o desempenho e a frequência dos alunos. A unidade chegou a 0,371 ponto no índice, enquanto a média da coordenadoria foi de 0,345.
Os dados foram divulgados ontem pela Secretaria de Estado da Educação no Diário Oficial do Estado. No município, 60% das 72 escolas estaduais receberão o bônus do governo, que pode chegar a 2,9 salários extras, dependendo do desempenho da escola. Das 27 escolas da região que tiveram péssimo desempenho e não receberam o bônus em 2009, quatro também não receberão este ano e 23 serão parcialmente premiadas.
O Idesp é um indicador de qualidade das séries iniciais (1ª a 4ª série) e finais (5ª a 8ª série) dos ensinos fundamental e médio (3º ano). Na avaliação, dois critérios complementares são considerados: o desempenho dos alunos nos exames do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e o fluxo escolar. Os bônus são pagos pelo governo proporcionalmente ao resultado das metas alcançadas pelas escolas.

Jamile Santana
Matéria publicada em 01/04/11,
pelo jornal mogiano Mogi News

Um comentário:

  1. EXISTE ALGO DE PODRE NO REINO TUPINIQUIM

    Por que o título? porquê existe uma grande contradição entre a matéria exposta acima e a realidade das salas de aulas. É interessante notar que os índices do ensino médios dificilmente chegam a ser atingidos, porém o ensino fundamental desde que se começou a medir a qualidade de ensino, "supera as metas". Então porque nós professores temos tanta dificuldades em ensinar esses alunos que vêm do ensino fundamental tão bem "preparados"? Seria esse índice uma maquiagem por parte das autoridades educacionais, "tipo assim" para inglês ver? Qualquer professor ou professora que ministra aulas para o ensino médio pode concordar com que estou dizendo. Sabemos que esse bônus (esmola por bom comportamento do professor) que o governo oferece aos professores prejudica o ensino. Qualquer professor da rede sabe disso. Será que essas informações sobre a educação e mais o "bônus" são suficientes para uma consciência limpa ou um sono tranquilo?
    Como já dizia o grande cantor, compositor, filósofo e revoltado social - Raul Seixas, em "Ouro de Tolo"

    É você olhar no espelho
    Se sentir
    Um grandessíssimo idiota
    Saber que é humano
    Ridículo, limitado
    Que só usa dez por cento
    De sua cabeça animal...

    E você ainda acredita
    Que é um doutor
    Padre ou policial
    Que está contribuindo
    Com sua parte
    Para o nosso belo
    Quadro social...

    ResponderExcluir