Diretoria mogiana foi a única da região do Alto Tietê a ultrapassar o 0,345 ponto, que mede a qualidade do ensino e o desempenho dos alunos
A qualidade do ensino e o desempenho e a frequência dos alunos são considerados na pesquisa
Os dados foram divulgados ontem pela Secretaria de Estado da Educação no Diário Oficial do Estado. No município, 60% das 72 escolas estaduais receberão o bônus do governo, que pode chegar a 2,9 salários extras, dependendo do desempenho da escola. Das 27 escolas da região que tiveram péssimo desempenho e não receberam o bônus em 2009, quatro também não receberão este ano e 23 serão parcialmente premiadas.
O Idesp é um indicador de qualidade das séries iniciais (1ª a 4ª série) e finais (5ª a 8ª série) dos ensinos fundamental e médio (3º ano). Na avaliação, dois critérios complementares são considerados: o desempenho dos alunos nos exames do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e o fluxo escolar. Os bônus são pagos pelo governo proporcionalmente ao resultado das metas alcançadas pelas escolas.
Jamile Santana
Matéria publicada em 01/04/11,
pelo jornal mogiano Mogi News
A Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes foi a única do Alto Tietê a superar a média da Coordenadoria de Ensino da Grande São Paulo no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) em 2010, que mede a qualidade do ensino e o desempenho e a frequência dos alunos. A unidade chegou a 0,371 ponto no índice, enquanto a média da coordenadoria foi de 0,345.
Os dados foram divulgados ontem pela Secretaria de Estado da Educação no Diário Oficial do Estado. No município, 60% das 72 escolas estaduais receberão o bônus do governo, que pode chegar a 2,9 salários extras, dependendo do desempenho da escola. Das 27 escolas da região que tiveram péssimo desempenho e não receberam o bônus em 2009, quatro também não receberão este ano e 23 serão parcialmente premiadas.
O Idesp é um indicador de qualidade das séries iniciais (1ª a 4ª série) e finais (5ª a 8ª série) dos ensinos fundamental e médio (3º ano). Na avaliação, dois critérios complementares são considerados: o desempenho dos alunos nos exames do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e o fluxo escolar. Os bônus são pagos pelo governo proporcionalmente ao resultado das metas alcançadas pelas escolas.
Jamile Santana
Matéria publicada em 01/04/11,
pelo jornal mogiano Mogi News
EXISTE ALGO DE PODRE NO REINO TUPINIQUIM
ResponderExcluirPor que o título? porquê existe uma grande contradição entre a matéria exposta acima e a realidade das salas de aulas. É interessante notar que os índices do ensino médios dificilmente chegam a ser atingidos, porém o ensino fundamental desde que se começou a medir a qualidade de ensino, "supera as metas". Então porque nós professores temos tanta dificuldades em ensinar esses alunos que vêm do ensino fundamental tão bem "preparados"? Seria esse índice uma maquiagem por parte das autoridades educacionais, "tipo assim" para inglês ver? Qualquer professor ou professora que ministra aulas para o ensino médio pode concordar com que estou dizendo. Sabemos que esse bônus (esmola por bom comportamento do professor) que o governo oferece aos professores prejudica o ensino. Qualquer professor da rede sabe disso. Será que essas informações sobre a educação e mais o "bônus" são suficientes para uma consciência limpa ou um sono tranquilo?
Como já dizia o grande cantor, compositor, filósofo e revoltado social - Raul Seixas, em "Ouro de Tolo"
É você olhar no espelho
Se sentir
Um grandessíssimo idiota
Saber que é humano
Ridículo, limitado
Que só usa dez por cento
De sua cabeça animal...
E você ainda acredita
Que é um doutor
Padre ou policial
Que está contribuindo
Com sua parte
Para o nosso belo
Quadro social...